Reserva São Benedito

A Reserva São Benedito está localizada dentro da Floresta Amazônica, no extremo sul do estado do Pará, próximo à Serra do Cachimbo e ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) da Força Aérea Brasileira. A Reserva protege 5 km do rio São Benedito, que é um afluente do rio Teles Pires, fazendo parte da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre dos Rios São Benedito e Azul. Possui grande importância para a conservação da biodiversidade local.

Reserva Rio Azul

A Reserva Rio Azul está localizada na região sul da Amazônia, que compreende um dos maiores hotspots de biodiversidade do mundo. Situa-se entre os estados do Mato Grosso e Pará. Essa reserva faz parte da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre dos Rios São Benedito e Azul, protegendo 16 km do rio Azul, contando com o apoio da pousada Rio Azul Jungle Lodge.

Parcerias:

Reserva Saci

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Saci está situada no bioma Mata Atlântica, no município de Bonito/MS. Localiza-se na região da Serra da Bodoquena, o último remanescente de Mata Atlântica do estado do Mato Grosso do Sul. A área abriga diversas espécies nativas, algumas delas ameaçadas de extinção, e realiza atividades de monitoramento da fauna silvestre. Além disso, está em processo a elaboração do Plano de Manejo, com parceria técnica da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD) e envolvimento no programa de Pagamento por Serviços Ambientais, também em colaboração com a UFGD.

Parceria:

Reserva Santuário

A Reserva Santuário está localizada em Bonito/MS, no bioma Cerrado. Atualmente, encontra-se em processo de criação como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), trabalho realizado em colaboração com a Fundação Neotrópica. A área passará por regularização para possibilitar a soltura e reintrodução de animais silvestres, além de outros projetos voltados para a conservação do local. A Reserva tem a parceria com o Instituto Arara Azul, que realiza a instalação e monitoramento de ninhos artificiais, com o objetivo de recuperar espécies ameaçadas e oferecer um ambiente seguro para diversas aves. Além disso, a Reserva conta com a parceria da CCR do Brasil em projetos de restauração ambiental.

Parceria:

Projeto Restauração Porto Feliz/SP

O Instituto Libio, em colaboração com a SOS Mata Atlântica, uniu esforços em um projeto de restauração florestal localizado em Porto Feliz/SP. Fruto dessa parceria, uma área previamente devastada floresceu em uma exuberante floresta, repleta de vitalidade e diversidade. A reintrodução de árvores nativas destaca-se pela sua importância crucial na preservação do meio ambiente.
A parceria estreita com a SOS Mata Atlântica não apenas fortalece o trabalho do Instituto na conservação dos ecossistemas, mas também reforça a conscientização sobre a vital importância da preservação ambiental.

Parceria:

Apoio a Criação do Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul

Foi publicado o Decreto nº 1.944, em 21 de outubro de 2021, que estabelece a criação da 27ª Unidade de Conservação (UC) do Estado do Pará, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) dos rios São Benedito e Azul, localizados nos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, respectivamente. A criação da Revis é fundamental para a preservação dos rios São Benedito e Azul, da diversidade da ictiofauna, da flora e fauna, tanto residentes quanto migratórias. Isso inclui, especialmente, a proteção de espécies ameaçadas de extinção, das nascentes, das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das paisagens naturais e da manutenção do microclima.

https://www.semas.pa.gov.br/legislacao/normas/view/126023

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo ou mande um e-mail para contato@institutolibio.org.br

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp