Projeto De Olho na Natureza

A Educação Ambiental desempenha um papel crucial na redução do tráfico de animais silvestres, pois contribui para aumentar a conscientização, amplia o conhecimento da população sobre os impactos negativos dessa atividade ilegal e pode ter efeito direto na redução da demanda. Para combater esse problema, é fundamental implementar estratégias eficazes de educação ambiental que visem conscientizar a população sobre a importância da conservação da fauna e flora, e o papel dos animais nos ecossistemas, é com esse objetivo que o projeto De Olho na Natureza atua. Trabalhamos com crianças e jovens das Escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Porto Feliz.

Realização e Apoio Institucional:

Sou Amigo da Fauna

O Brasil se destaca no cenário mundial pela sua exuberante e abundante fauna! Nossas florestas, savanas, rios e mares abrigam aproximadamente 13% da vida do planeta. No entanto, essa riqueza vem sendo explorada de diferentes formas pelo tráfico de animais. É nesse contexto, de demandas emergenciais por respostas enérgicas, que quatro instituições de preservação ambiental se unem para a criação do Projeto Sou Amigo da Fauna. O Movimento Sou Amigo da Fauna nasce da união de esforços do Instituto LIBIO, Onçafari, SOS Pantanal e Ampara Silvestre, visando à construção de um mundo mais sustentável e livre do tráfico de animais silvestres. O projeto tem como objetivo reduzir o número de animais traficados por meio da capacitação e sensibilização de empresas e da sociedade civil, contribuindo para a conservação da biodiversidade e disseminando informações sobre os impactos do tráfico de animais para a sociedade. Além disso, o projeto conta com o apoio de dois parceiros fundamentais para o combate ao tráfico de animais, a Azul Linhas Aéreas e a concessionária de serviços aeroviários, rodoviários e portuários Socicam, e busca novos parceiros para somar a essa iniciativa.

souamigodafauna.com.br

Idealização:

Apoio:

Bonito Não Atropela

Todos os anos, centenas de animais silvestres são vítimas da falta de ações efetivas de proteção. Em Bonito, Mato Grosso do Sul, a região é conhecida por sua exuberante beleza natural e é considerada a capital do ecoturismo brasileiro. No entanto, a região enfrenta a triste realidade e dados alarmantes de colisões de carros com a fauna, gerando riscos tanto para os usuários das rodovias quanto para a biodiversidade faunística impactada. Para unir forças e mudar esse cenário, foi criada uma coalizão de organizações não governamentais em prol da mitigação dos efeitos das colisões veiculares. Dessa iniciativa nasce o “Bonito Não Atropela”, com o objetivo de diminuir os índices de atropelamentos de animais silvestres por meio de comunicação e sensibilização sobre as colisões, atividades institucionais para influenciar novas políticas sobre o tema e a elaboração de alternativas de mitigação para reduzir as colisões envolvendo animais silvestres.

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo ou mande um e-mail para contato@institutolibio.org.br

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp