Mantenedor

O Mantenedor do Instituto Líbio está localizado no município de Porto Feliz, em São Paulo. Acolhe animais que sofreram maus-tratos, muitos provenientes do tráfico e que não podem mais retornar à natureza devido a condições físicas ou comportamentais. Atualmente, somos responsáveis por aproximadamente 130 animais silvestres. Entre eles, há espécies como araras-vermelhas, araras-canindé, periquitos, macacos-prego, macacos bugio, cachorros-do-mato, antas e ratões-do-banhado.

Nossa estrutura conta com 17 recintos extremamente amplos, beneficiando a fauna cativa de diversas formas. Proporcionamos maior bem-estar aos animais, permitindo mais liberdade de movimento e comportamentos naturais, aproximando ao máximo as condições de vida que teriam em seus habitats naturais. Estimulamos o comportamento natural e as capacidades de movimento, como voar e explorar, reduzindo comportamentos estereotipados de estresse ou tédio associados ao confinamento. Isso ajuda a promover o exercício adequado e mantém a saúde física e mental. Ambientes mais amplos oferecem mais estímulos naturais, como diferentes tipos de vegetação, obstáculos e elementos naturais, permitindo a adaptação do recinto para se aproximar do ambiente natural.

Nossa equipe de tratadores é dedicada aos cuidados com alimentação, limpeza e manutenção dos recintos. Tudo é armazenado e preparado no Centro de Nutrição. Diariamente, oferecemos ração específica para animais silvestres, incluindo diferentes tipos para cada espécie, além de frutas produzidas em nossa propriedade na agrofloresta. Também realizamos compras de outras frutas. Ao todo, são 37 kg de frutas e 6 kg de ração por dia, totalizando mensalmente 1.110 kg de frutas e 180 kg de ração.

Os cuidados veterinários são realizados por uma equipe especializada, adotando um manejo preventivo para evitar situações de estresse desnecessário aos animais. O contato direto é evitado e, quando necessário, é feito de forma técnica e responsável, visando ao bem-estar dos animais. Contamos com o Centro Veterinário para a realização dos manejos quando necessário.

Realizamos também o Enriquecimento Ambiental, uma estratégia importante para o cuidado de animais em cativeiro. Essas atividades proporcionam interatividade, auxiliam na redução do estresse e contribuem para diminuir comportamentos estereotipados. O enriquecimento estimula o sistema cognitivo, alimentar, sensorial, social e físico dos animais.

Projeto de Volta pra Casa

O projeto “De Volta Para Casa” consiste em criar ferramentas de conservação para a espécie bugio-ruivo Alouatta guariba clamitans, que foi fortemente impactada pelo último surto de Febre Amarela. está em risco de extinção classificada como vulnerável na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção (Portaria MMA Nº 148, de 7 de Junho de 2022). O projeto pretende reabilitar, soltar e monitorar um grupo de bugios-ruivo Alouatta guariba clamitans, órfãos do surto da febre amarela, em área natural do Estado de São Paulo.

Realização e Apoio Institucional:

Área de Soltura de Aves

O retorno de animais à natureza é o nosso grande desejo. Para isso, destinamos nossas reservas como Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), visando à realização de solturas de animais reabilitados pelos centros de triagem de animais silvestres.

Espaços destinados à soltura de animais silvestres são fundamentais para a realização de solturas rápidas e adequadas para os indivíduos que possuem condições de retorno à natureza de forma mais breve. A soltura também combate a “síndrome da floresta vazia”, termo utilizado para descrever ambientes nos quais, devido ao constante desmatamento e à perda da biodiversidade, há ausência de muitas espécies de animais, provocando um desequilíbrio no meio ambiente.

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo ou mande um e-mail para contato@institutolibio.org.br

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp