A natureza é o lar de uma vasta diversidade de seres vivos, no entanto, muitas espécies estão enfrentando ameaças crescentes devido à destruição do habitat, ao tráfico ilegal e às mudanças climáticas. Nesse cenário, doar para instituições e projetos de conservação da biodiversidade pode ser uma maneira poderosa de fazer a diferença e proteger esse patrimônio natural.

Como uma organização dedicada à defesa, preservação e conservação do meio ambiente e ao acolhimento de animais vítimas do tráfico, o Instituto Libio enfrenta desafios constantes para continuar suas atividades essenciais e promover novas. Neste blog, vamos te contar como suas doações podem fazer a diferença na causa ambiental. Confira o texto e embarque com a gente nessa batalha pela vida silvestre.

Recursos financeiros… um assunto complicado na conservação

A conservação da natureza é uma tarefa desafiadora e vital para a preservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Mas, um dos maiores obstáculos enfrentados pelos projetos de conservação é a dificuldade de captar recursos para sua execução. 

Existem inúmeras organizações da sociedade civil e iniciativas de grande relevância lutando por sua causa específica, e são vários os fatores que tornam a captação de recursos uma tarefa árdua e complexa. Uma das principais dificuldades encontradas pelas instituições ambientais é o descaso político e orçamento insuficiente destinado a essas questões.

Macaco-prego resgatado do tráfico de animais. Foto: Lavínia Gavazzi

A expansão do terceiro setor

No Brasil, nas últimas décadas do século XX, houve um crescimento e fortalecimento do terceiro setor. Esse setor é composto por organizações sem fins lucrativos que são criadas e mantidas, com o objetivo de beneficiar a sociedade.

Essas organizações executam práticas tradicionais de caridade e filantropia, mas também expandem suas ações para outras áreas, incorporando o conceito de cidadania e englobando diferentes manifestações da sociedade civil. 

No terceiro setor, encontramos organizações de auxílio mútuo, movimentos sociais, associações civis (como as de bairros), filantropia empresarial (fundações ligadas a empresas privadas) e ONGs (Organizações Não-Governamentais). No entanto, o terceiro setor vive o desafio da sustentabilidade organizacional, principalmente pela dependência de fontes de recursos, seja governo, setor privado ou de organizações internacionais. 

A Cultura de doação no Brasil

No Brasil, a cultura de doação ainda enfrenta desafios significativos. Diferentemente de alguns países, apesar de muito solidários, os brasileiros não tem o hábito da doação como algo naturalmente enraizado. Essa realidade pode ser atribuída a diversos fatores.

Primeiramente, a desigualdade social e a falta de acesso a recursos básicos são obstáculos para essa prática. Em um país com grandes disparidades econômicas, muitos brasileiros priorizam suas próprias necessidades e a sobrevivência familiar, o que dificulta a disposição de doar parte de seus recursos financeiros.

Infelizmente, a falta de confiança nas instituições e organizações não governamentais também desempenha um papel importante nessa situação. Escândalos de corrupção e a má gestão de recursos em alguns setores sociais minaram a credibilidade das instituições, gerando receios por parte do doador sobre a destinação de sua contribuição e afetando o engajamento dos potenciais doadores.

Outro ponto é a falta de conhecimento sobre a importância e os benefícios da doação. Muitos brasileiros não têm acesso a informações claras sobre as diferentes formas de contribuir para causas que acreditam ou desconhecem os impactos positivos que sua doação pode gerar.

Além disso, a compreensão sobre a relevância de investimentos relacionados à proteção da natureza e a falta de conscientização e envolvimento da sociedade em relação à conservação ambiental contribui para a escassez de recursos no setor ambiental

Muitas pessoas não compreendem a importância da conservação da natureza e não têm conhecimento sobre os impactos negativos de algumas de suas ações. Como resultado, doações e investimentos para projetos ou instituições que atuam em prol da natureza são ínfimos, pois não são considerados uma prioridade.

Por fim, é importante ressaltar ainda que a instabilidade econômica e política também constituem fatores que afetam a disponibilidade de recursos. Em momentos de crise econômica, as doações e os investimentos em projetos nessa perspectiva tendem a diminuir, uma vez que as organizações e indivíduos têm menos recursos disponíveis para contribuir. 

Veja aqui porquê é importante doar em tempos de crise.

Como superar esse desafio?

Para superar esses desafios, é necessário investir em educação e conscientização. Campanhas de divulgação acessíveis, capacitação de gestores de organizações sociais e ações que promovam a transparência na gestão dos recursos doados são fundamentais para criar uma cultura de doação mais sólida e confiável no Brasil.

Apesar do cenário desafiador, o país vem passando por mudanças positivas, havendo um crescente movimento de incentivo à doação e à solidariedade, ocupando a 54ª posição no índice de países mais solidários do mundo.

De acordo com os dados das duas últimas edições da Pesquisa Doação Brasil, a sociedade brasileira vem mudando sua percepção sobre a importância do poder de transformação das doações e as doações de pessoas físicas configuram uma das principais fontes de receita do terceiro setor no país.

Contudo, é fundamental promover uma maior conscientização sobre a importância da conservação ambiental, engajando a sociedade e buscando parcerias com setores público e privado. 

Foto: Lavínia Gavazzi.

Para isso, estamos sempre nos reinventando e tentando desenvolver diferentes estratégias de captação de recursos, como parcerias com empresas, campanhas de financiamento coletivo, programas de adoção de áreas protegidas, entre outros, tudo para que possamos continuar executando nossos projetos

Veja aqui como nos ajudar a cuidar dos animais acolhidos vítimas do tráfico.

Sua doação tem impacto real e significativo:

1. Salvando vidas e restaurando esperanças:

O Instituto Libio acolhe animais vítimas do tráfico e situações adversas, proporcionando-lhes cuidados adequados e um ambiente seguro para se recuperarem. Por trás de cada animal resgatado, há uma história de sofrimento e luta, mas também de esperança e redenção. 

O Instituto se dedica a reverter os danos causados aos animais silvestres pelo tráfico, situações de maus tratos, acidentes ou atropelamentos, oferecendo uma segunda chance a essas criaturas. No entanto, essa missão nobre só é possível com o apoio da comunidade.

2. O poder da sua doação:

Cada contribuição que você faz para o Instituto Libio tem um impacto real e tangível. Suas doações se transformam em recursos cruciais que ajudam a cobrir os custos dos cuidados veterinários, alimentação adequada, manutenção dos recintos e reabilitação dos animais. 

Além disso, suas contribuições também são fundamentais para a expansão das instalações e para a capacitação dos profissionais dedicados que trabalham arduamente em prol da preservação da biodiversidade. Com cada doação, você se torna um agente de mudança e um protetor da vida selvagem.

Vista aérea de parte dos recintos do mantenedor em Porto Feliz-SP. Foto: Vitor Magalhães.

3. Uma questão de consciência coletiva:

A participação da sociedade é um pilar fundamental para a sustentabilidade do Instituto. Não se trata apenas de doar dinheiro, mas de se envolver e conscientizar outras pessoas sobre a importância da causa ambiental. 

Ao compartilhar informações sobre os esforços do Instituto nas redes sociais ou organizar eventos de arrecadação de fundos, por exemplo, você está contribuindo para a formação de uma consciência coletiva em prol da biodiversidade. Juntos, podemos criar um impacto ainda maior e garantir um futuro mais promissor para esses animais.

Siga o Instituto Libio no Instagram. Lá compartilhamos conteúdos e divulgamos informações relevantes para a conservação da biodiversidade e para o combate ao tráfico de animais. 

A sobrevivência de nossas espécies mais ameaçadas, indivíduos vítimas do tráfico e de maus tratos, além dos resgatados de acidentes nas estradas, e a preservação da riqueza natural do nosso planeta estão diretamente ligadas à participação ativa da sociedade. A conservação da biodiversidade é uma causa que requer a participação de todos nós

Cada doação, por menor que seja, contribui para a proteção da biodiversidade e a conservação dos nossos ecossistemas e nos ajuda a continuar fornecendo os cuidados e tratamentos adequados aos animais resgatados.  O Instituto Líbio depende de suas doações e engajamento contínuo para continuar seu trabalho. 

Já conhece o nosso Programa de Apadrinhamento? Clique aqui e saiba como apadrinhar alguns dos animais acolhidos.

A mudança começa com você. Faça sua doação e ajude na conservação!

Autor: Juliana Cuoco Badari – Greenbond. 

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp