Você sabia que é possível falar sobre os problemas ambientais em sala de aula de forma leve e, ainda sim, inspirar alegria? Vamos explorar juntos como podemos aprender sobre os desafios ambientais de uma forma positiva e empolgante. Afinal, cada pequena ação pode fazer uma grande diferença!

Não é só de catástrofes que a educação ambiental trata. Podemos afirmar que é possível trabalhar os temas ambientais de forma lúdica, através de dinâmicas divertidas que despertem a atenção dos alunos com um caráter motivador.O uso do lúdico auxilia o aluno a desenvolver os seus conhecimentos de forma prazerosa, melhorando a capacidade cognitiva, seus estímulos, além do relacionamento com os demais ao seu redor. A palavra “lúdico” vem do latim ludus que significa brincar ou jogar, ressaltando a importância de uma abordagem educacional que valorize a interação e a diversão no processo de aprendizado.

Com o passar dos anos, as práticas de ensino têm se modificado e a forma de transmitir o conhecimento não é mais a mesma. Antigamente as aulas eram fundamentadas no ensino tradicional em que o professor transmitia as informações sem interação com o aluno. Hoje, as aulas são mais interativas e atraentes por uma exigência da sociedade e, também devido ao avanço da tecnologia que requer cada vez mais aprimoramento e atualização dos alunos e professores.    

Ao citar aulas mais interessantes e atraentes, não se objetiva necessariamente mudar os padrões de ensino atuais, visto que as aulas expositivas não deixarão de existir, pois alguns conteúdos exigem explicação dessa forma. Mas, por que não planejar aulas com atividades que introduzem o conteúdo? Pensar em diferentes formas de introduzi-lo e ajudar no desenvolvimento do aluno de forma progressiva, além de possibilitar-lhe a busca por sua própria identidade são os desafios que o professor encontra. Para isso, antes de iniciar o estudo do conteúdo, o professor pode ativar os conhecimentos que o aluno já tem ou despertar seus sentimentos para determinada situação a ser abordada, enfim, pode preparar o “terreno” para a semente brotar e crescer. Tais atividades preparatórias criam uma predisposição no aluno para a aprendizagem.

O professor é a chave nesse processo de ensino, compreendendo de que forma os alunos aprendem, estabelecendo metas e expectativas a eles, levando em consideração o que sabem e aprendem e otimizando a organização do seu tempo.

Trabalhar com dinâmicas em sala de aula requer a preparação do professor quanto ao tema proposto, além do estudo mais direcionado às necessidades dos alunos. Dessa forma, o professor precisa criar estratégias que englobam os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. O uso de dinâmicas em sala de aula age como um despertar no aluno para seus conhecimentos prévios, com a finalidade de ter melhor aproveitamento no aprendizado do conteúdo a ser trabalhado em aula, além de envolver questões afetivas, ajudando no processo de relacionamento interpessoal dos estudantes.

Quando trabalhamos o lúdico na educação, abrimos um espaço para que o aluno expresse seus sentimentos e vivencie suas emoções e, quando a escola envolve dinâmicas de educação ambiental através de atividades prazerosas e divertidas está estimulando desafios por meio das relações de cooperação, reforçando a preparação dos alunos para o futuro e contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis, cientes de seus direitos e deveres.

A lei de diretrizes e bases e a Base Nacional Comum – BNCC trabalham conjuntamente no direito da criança, assegurando, valorizando e possibilitando momentos de prazer acompanhados de aprendizagem.

De acordo com Jean Piaget (1896 – 1980), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, dessa forma, indispensável à prática educativa.

Instituto Libio e a educação ambiental

Uma das frentes de atuação do Instituto Libio é a educação ambiental. Dentre os projetos de grande relevância na Instituição destaca-se “De Olho na Natureza de Porto Feliz”, idealizado para proporcionar a vivência da realidade do tráfico, levando informações teóricas de maneira dinâmica e proporcionando práticas que promovam a transformação relacionada à conservação do meio ambiente e ao combate ao tráfico de animais silvestres.

O Projeto De Olho na Natureza é uma iniciativa do Instituto Libio em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Feliz. É composto por oito oficinas ambientais ministradas pela educadora ambiental do Instituto direcionado aos sétimos anos das escolas da rede municipal de ensino, além de uma visita ao Mantenedor de fauna silvestre. Tem como objetivo conscientizar e sensibilizar crianças e jovens de 10 a 14 anos em relação ao tráfico de animais silvestres e a conservação do meio ambiente para formar jovens críticos e conscientes sobre as questões ambientais.

Desde 2022, o Projeto “De Olho na Natureza” já atendeu mais de 1800 crianças e jovens e capacitou mais de 75 professores das escolas da rede municipal de ensino.

Dinâmicas do Projeto “De Olho na Natureza”:

E o Instituto Libio não fica de fora quando o assunto é educação ambiental de forma leve através da construção de dinâmicas criativas.

As oficinas que contemplam o Projeto foram organizadas pela equipe técnica do Instituto para um melhor aproveitamento dos alunos em relação aos variados temas ambientais de acordo com a grade curricular do sétimo ano direcionado às disciplinas de Ciências e Geografia, com caráter interdisciplinar. As oficinas são divididas em oito temas ambientais que envolvem dinâmicas, formação de grupos e bate-papos incentivando-os a trabalhar em equipe e a desenvolver a capacidade de reflexão e tomada de decisões frente às questões ambientais, como: tráfico de animais silvestres, a importância dos biomas brasileiros, desenvolvimento sustentável, entre outros.

De forma simples, as dinâmicas instruem sobre os assuntos ambientais e fortalecem o envolvimento e participação dos alunos, despertando a curiosidade.

A seguir, destacamos algumas das dinâmicas desenvolvidas no Projeto “De Olho na Natureza de Porto Feliz”:

A dinâmica do “telefone sem fio” é realizada como quebra-gelo da primeira oficina de uma forma descontraída, não deixando de mencionar a importância da preservação e conservação do meio e, enfatizando que todos somos parte da natureza. Os alunos se organizam em roda e passam para o colega ao lado a seguinte frase: “Sobrevivemos graças à natureza. Nunca é tarde para fazermos a nossa parte”, incentivando assim o trabalho em equipe e abrindo espaço para o diálogo. 

Dinâmica I – Telefone sem fio ambiental enfatizando a importância de preservação e cuidado com o meio ambiente.

A atividade seguinte aborda o tema dos biomas brasileiros de forma didática através do mapa, despertando o interesse e a curiosidade nos alunos. Neste momento, eles se reúnem ao redor do mapa e debatem sobre os biomas brasileiros e suas características. Na sequência, eles formam grupos que representam cada bioma de modo a selecionar imagens de animais e plantas característicos do bioma representado por cada grupo e posicionam no mapa, além de destacar o nome do bioma representado. A atividade finaliza com o preenchimento de questões sobre o tema. 

Dinâmica II – Dinâmica dos biomas brasileiros.

Dinâmica III – Campanha de conscientização no combate ao tráfico de animais silvestres.

Essa atividade é a peça fundamental do Projeto que tem a missão de desenvolver o senso de responsabilidade e ampliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto do tráfico de animais silvestres através de uma Campanha de conscientização no combate ao tráfico por meio da construção de cartazes.

Neste momento os alunos aprendem o porquê não se deve ter animais silvestres como animais de estimação, qual o papel ecológico que estes representam na natureza e quais os riscos envolvidos neste processo.

 Já, nas visitas ao Mantenedor, os alunos têm a oportunidade de aprender de forma prática os conteúdos abordados nas oficinas ambientais realizadas na sala de aula.

Uma das dinâmicas realizadas no Mantenedor de fauna silvestre é a sensibilização ambiental que permite aos alunos entenderem que são parte da natureza, podendo explorar os sentidos (tato, audição, visão, olfato) que os torna capazes de sentir a diferença de temperatura do ambiente, os diferentes cheiros, as cores da natureza. Essa dinâmica trabalha a sensibilização para o reconhecimento das relações que ocorrem no meio ambiente, para uma melhor inter-relação entre a natureza e ser humano. 

Dinâmica: Sensibilização ambiental. 

A dinâmica “Teia dos silvestres” consiste em formar uma roda onde cada aluno recebe duas perguntas. O objetivo é perguntar e responder às questões relacionadas ao conteúdo do projeto, como: tráfico de animais silvestres, biomas brasileiros, desenvolvimento sustentável, áreas protegidas, dentre outros, de modo a relembrar os assuntos estudados nas oficinas ambientais. A dinâmica inicia com um aluno fazendo uma das perguntas recebidas. Os demais que queiram respondê-la deverão levantar as mãos. Por sua vez, o aluno que perguntou deverá escolher quem deseja que responda à pergunta feita. A atividade deverá seguir dessa maneira de modo a formar uma teia no interior da roda que será feita e desfeita através das perguntas com a ajuda de um rolo de barbante. A dinâmica é conduzida pela educadora ambiental e finaliza apenas quando a teia é desfeita.  

Dinâmica II – Teia dos silvestres.

Ao final do projeto, os alunos se tornam futuros multiplicadores ambientais com a capacidade de atuar de forma sustentável no meio e replicar o conhecimento adquirido no projeto aos pais, familiares e amigos.

Não fique de fora! Embarque também nessa oportunidade de divulgar a importância da preservação e conservação da natureza aos seus conhecidos. Juntos somos mais fortes! 

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