A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é a única categoria de unidade de conservação, reconhecida pelo poder público, criada pela vontade do proprietário que reconhecem a importância ecológica desses locais e decidem se engajar efetivamente nos esforços de conservação da natureza e da biodiversidade no Brasil. É um ato voluntário onde o proprietário assume o compromisso com a proteção da área.
Uma vez que a propriedade se torna uma RPPN, embora o direito de propriedade se mantenha, o status de área protegida é perpétuo, o proprietário pode comercializar a área, mas a destinação será sempre para a conservação.
O objetivo principal dessas reservas é a proteção da diversidade biológica, da beleza cênica, dos recursos hídricos e de outros atributos naturais.
As atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento e devem estar previstas no seu plano de manejo.
As RPPN são extremamente importantes para a conservação da natureza no Brasil. Elas contribuem para o aumento das áreas protegidas, são estratégicas em zonas de amortecimento de UC, colaborando com a formação de corredores ecológicos e com o aumento da conectividade da paisagem.
Considerando que grande parte dos remanescentes de vegetação encontra-se em terras privadas, é de extrema importância a participação dos proprietários na conservação da biodiversidade.
O #InstitutoRaquelMachado é responsável pela RPPN do Saci, RPPN Santuário e junto com a Raquel Machado atual na RPPN Santa Sofia.
Se você tem interesse em criar uma RPPN entre em contato conosco podemos passar as orientações.