#banner1
Quem Somos

Instituto

Libio

O Instituto Líbio de Proteção à Natureza é uma organização não governamental comprometida com a preservação e conservação da biodiversidade, com especial atuação na proteção da fauna silvestre. Fundado em outubro de 2020 com o objetivo de defender, preservar e conservar o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável. Além de estimular o desenvolvimento socioeconômico através da garantia do acesso e gestão democráticos e ecologicamente sustentável dos recursos naturais, com a manutenção da diversidade cultural e biologia para as presentes e futuras gerações.

Possuímos um Mantenedor de Fauna Silvestre no estado de São Paulo no município de Porto Feliz, e quatro reservas ambientais, nos estados de Mato Grosso do Sul (Reserva Santuário e Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Saci; e Pará (Reserva Rio Azul e Reserva São Benedito).

Acolhemos animais vítimas do tráfico e maus-tratos. Muitos desses animais que não tem condições de soltura na natureza, permanecem no Mantenedor com o objetivo de terem uma qualidade de vida mais digna. Os animais que podem ser soltos na natureza, fazemos um trabalho de reabilitação conjuntamente com nossos parceiros.

Vale destacar o alinhamento da iniciativa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, com destaque ao 15º:

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade

Missão

Promover a proteção da fauna silvestre brasileira via o manejo responsável, acolhimento, reabilitação, soltura na natureza e educação ambiental visando inibir o tráfico e a caça, além de atuar na proteção de ambientes naturais e recuperação de áreas degradadas.

Visão

Gerar impactos ambientais e culturais positivos, fomentando a valorização da dignidade e proteção da fauna silvestre, para que possam viver em harmonia com o ser humano.

Valores

  • Respeito aos animais: cada animal é um indivíduo que deve ser tratado com dignidade, pois toda vida importa.
  • Equilíbrio: harmonia entre o sonho e pragmatismo para alcançar objetivos.
  • Transparência: comunicação clara e direta para a manutenção das relações de confiança e de longo prazo.
  • Uso eficiente de recursos: utilizar os recursos com responsabilidade buscando o maior impacto nas ações.
  • Aprendizado contínuo: busca contínua de conhecimento para alcançar os objetivos de proteção da biodiversidade.
  • Promover conhecimento: utilizar a educação como ferramenta de transformação para um mundo ambientalmente mais justo.

Fundadora

Raquel Machado é mineira radicada na capital paulista, dermatologista, apaixonada por animais e pela natureza. Na infância, em Minas Gerais, mantinha contato estreito com a natureza. Após o nascimento da primeira filha, já morando em São Paulo, sentiu falta de retomar esse convívio com o meio ambiente.

Na busca de um local para voltar a ter essa conexão encontrou uma propriedade à beira do rio Tietê, na cidade de Porto Feliz/SP. Lá encontrou um papagaio abandonado pelo proprietário anterior. Não se conformou com o tamanho descaso e condições que ele se encontrava, a partir disso começou a entrar em contato com autoridades para entender o que poderia ser feito. Foi quando se deparou com a triste realidade de muitos animais silvestres que são vítimas de maus-tratos e tráfico. No ano de 2010, com autorização do Ibama criou o Mantenedor de Animais Silvestres. Depois de uma década muitos animais foram acolhidos e o desejo em preservar foi crescendo, quando foi criado o Instituto Raquel Machado, em 2020.

Em 2023 passamos a ser Instituto Libio, LI berdade e BIO diversidade, além de ser uma homenagem ao avô de Raquel Machado, que era um grande defensor da Amazônia e da natureza. Desde de 1940 compreendia a necessidade de preservar esse bioma.

Conselho de administração

Irlau Machado Filho

Andrea Federmann

Marcos Assumpção Pacheco de Medeiros

Deborah Fanhoni Ferreira

Beatriz Trevisan

Angela Kuczach

Carol Ann Fontes

Chris Mesquita

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp