As matas ciliares têm um papel muito importante nisso tudo, pois são localizadas em uma área vital de uma micro bacia (córrego). Eles recebem esse nome por terem uma função semelhante a dos nossos s cílios: a de proteção.

Funcionam como um filtro, protegendo os rios e nascentes contra a contaminação por agrotóxico e por adubos químicos e do assoreamento por sedimentos que possam vir das áreas agrícolas que ficam no entorno dos cursos da água.

Sem as matas ciliares, ou se elas estivessem degradadas, queimadas, ralas, os rios ficam assoreados e poluídos. Por isso, embora as terras localizadas nas beiras dos rios costumam ser muito boa para cultivar, não se devemos comprometer a qualidade e a quantidade da água nas micro bacias, que é a base da nossa vida, da produtividade de nossas culturas e garantia de sobrevivência das próximas gerações.

Também, as matas ciliares são importantes para a preservação da biodiversidade, a diversidades de plantas e animais. Elas fornecem alimentos para os peixes e deixam à água dos rios fresquinha, impedindo-se aquecimento excessivo. Os galhos e troncos que caem da floresta formam refúgio para os peixes. Elas são abrigos para os animais, que do seu fruto também se alimentam e ainda protegem as barrancas dos rios, impedindo a erosão e seu desmatamento.

Mas as matas ciliares só poderão cumprir sua função se todos os produtores da micro bacia entenderem sua importância e, juntos, se empenharem em conservá-las e recuperá-las. Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da micro bacia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente.

A discussão em torno da sustentabilidade das propriedades rurais está presente em todos os encontros e conversas de produtores. Reserva legal, matas ciliares, nascentes, áreas de várzeas, manejo de dejetos, licenciamento ambiental são assuntos que já estão incorporados ao dia-a-dia da maioria das propriedades rurais. Diante desta nova realidade, a gestão ambiental em micro bacias busca contribuir através do debate sobre a necessidade de discutir uma nova racionalidade no planejamento rural, que equilibra os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, a gestão ambiental rural promove a melhoria da situação ambiental, econômica e social, mediante a conservação de recursos naturais.

As matas ciliares também são essenciais ao equilíbrio ambiental, representando uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às pratica de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos mais preciosos recursos naturais que é a água.

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp